Pequeno histórico da Re-Ação


O Projeto Re-Ação tem como objetivo fortalecer o envolvimento comunitário e o empoderamento social a partir de práticas agroecológicas e construir de forma participativa espaços modelos de agricultura urbana, abertos e possíveis de replicação em outras localidades. Implementaremos jardins comunitários, incluindo central de compostagem, horta, espirais de ervas e sistemas agroflorestais (SAF), na quadra 206 da Asa Norte, Brasília-DF.

Como surgiu o projeto Re-Ação?
O Projeto Re-Ação surgiu do interesse comum de diversos moradores da quadra 206 e arredores da Asa Norte, Brasília, em transformar nossa comunidade a partir de práticas cotidianas mais sustentáveis. Começamos a nos reunir, trocar experiências e promover mutirões de plantios de hortas e pomares, como previsto para as superquadras no Relatório do Plano Piloto de Brasília de Lúcio Costa.

Contexto
A superquadra 206 Norte possui um histórico de iniciativas agroecológicas e seus moradores estão se organizando para engrandecer essas iniciativas. Com os moradores integrados, percebemos a importância de desenvolver a implementação de nossas ideias de uma forma eficiente para que nossos ideais se sustentassem no tempo.

O Projeto Re-Ação conseguiu um financiamento coletivo e está iniciando suas atividades organizando oficinas, cursos e capacitações (em breve nosso cronograma!) Tudo isso com o apoio de nossos grandes parceiros: EcoViveiro Pau-Brasília e do Sítio Geranium.

Temos também o apoio técnico da Emater-DF e legal da Secretaria do Meio Ambiente, além do incentivo da Administração da Asa Norte e da Diretoria de Parques e Jardins da NovaCap.

Junto à Secretaria de Educação, estamos buscando uma concessão de uso de um campo de areia em uma área central da quadra 206 norte que esta a mais de 10 anos abandonada. Nosso propósito é revitalizar o espaço e concentrar nossas atividades de produção de hortaliças e ervas medicinais nesse campo de areia.

Uma revolução gentil e orgânica!
O projeto constitui parte inicial de uma grande transformação, de um novo olhar sobre a cidade, o campo e nossas práticas cotidianas. Com a implementação do projeto, faremos mutirões semanais de plantio, manejo e colheita envolvendo permanentemente a comunidade e tod@s os interessados em uma transição agroecológica. A oportunidade de nossas filhas e filhos crescerem em meio a iniciativas pró-ativas e sustentáveis não tem preço. Incentivamos o apreço à cooperação horizontal na construção de um novo mundo mais justo, superando opressões a partir da abundancia!

Contatos e links:
Email do coletivo - reacao206norte@googlegroups.com
Igor Aveline – 81200950 (igoraveline@gmail.com), Vanessa Santos – 86097515 (vss.vanessasantos@gmail.com), Sabrina Cunha – 81080560 (csabrinacunha@gmail.com), Diego Paz - 82325593 (diego.d.morais@gmail.com)

Comentários

Postagens mais visitadas