GRATIDÃO!

O Projeto Re-Ação é eternamente A.G.R.A.D.E.C.I.D.O pelo apoio que TOD@S nos deram! Fomos contemplados pelo financiamento coletivo no Catarse! Atenderemos com excelência nossos compromissos. Este apoio não é só ao projeto Re-Ação, mas a todo o movimento de Agricultura Urbana de BRASÍLIA. É um SIM à AGROECOLOGIA!



A Agricultura Urbana (AU) representa, para nós, muitas oportunidades.  Uma delas é promover a agroecologia e empoderar comunidades do processo de transição para sociedades mais justas, economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis.

AU é uma oportunidade de envolver a sociedade no processo presente do pensar fazendo e do fazer pensando: sair da teoria e incumbir-nos do processo de mudança! Um direito fundamental é o direito de mudar a nós mesmos e, claro, isso pressupõe mudar o mundo ao nosso redor. Assim, devemos reforçar a ideia do espaço público como o espaço do privilégio do encontro, do dialogo e da ação!

Lucio Costa em seu Relatório do Plano Piloto de Brasília, escrito em 1957, previu hortas e pomares nas super-quadras de Brasília: “Ao fundo das quadras estende-se a via de serviço para o tráfego (...), e reservando-se uma faixa de terreno para floricultura, horta e pomar.” O próprio Diretor de Parques e Jardins da NovaCap, Sr. Rômulo Ervilha, apoiou o projeto e ofereceu contribuições ao desenvolvimento do mesmo.

Além de promover o debate sobre a importância da agricultura familiar e do consumo de alimentos orgânicos, capacitaremos a comunidade e muitos interessados em técnicas de agricultura urbana baseadas nos princípios da agroecologia. Faremos oficinas de educação ambiental, compostagem, horta e sistemas agroflorestais. Assim, poderemos desenvolver um projeto modelo de AU.



Devemos buscar uma nova concepção da Terra, a Terra como um organismo vivo e integrado onde o homem é elemento constitutivo do mesmo.  Os conhecimentos tradicionais e a ciência moderna podem se unir na busca de práticas cotidianas mais sustentáveis e no desenvolvimento de tecnologias eficientes e mais adaptadas. Nossa sociedade precisa intensificar o desenvolvimento do afeto e do respeito mútuo. Devemos lutar contra o modelo de sociedade produtivista, consumista e devastador intrínseco ao sistema econômico hegemônico capitalista.

A Re-Ação constitui parte inicial de uma grande transformação. Com a implementação do projeto, faremos mutirões semanais de plantio, manejo e colheita envolvendo permanentemente a comunidade e tod@s os interessados. A oportunidade de nossas filhas e filhos crescerem em meio a iniciativas pró-ativas e sustentáveis não tem preço, além de criar mais espaços de encontro e desenvolvimento de ações agroecológicas que coloquem em questionamento grandes paradigmas de nossa sociedade.



Este FUTURO faremos junt@s!!! 

Em breve fazermos uma enquete no grupo do Facebook e na lista de emails sobre o melhor dia para reunirmos a comunidade, os interessados e parceiros para uma reunião de lançamento do projeto e estruturação de nosso calendário de atividades.
Venha participar, este projeto é nosso!!

Grupo no Gmail: reacao206norte


Comentários

Postagens mais visitadas